Família em Fase Madura
Nesta fase do ciclo de vida familiar os filhos estão na fase adulta, assim como os seus pais.
Neste período ocorrem algumas mudanças como, a saída dos filhos de casa, chegada dos netos, os cuidados com a geração mais velha, a preocupação com a saúde, a reflexão sobre a vida conjugal e pessoal.
Quando os filhos se casam ou fazem uniões, os pais se vêem novamente como um casal. A sexualidade desta fase é marcada por crenças, mitos e preconceitos. Alguns homens se apavoram com a perda da potência sexual, há mulheres que acreditam que após a menopausa acaba o desejo, crença que vincula o prazer a procriação, e a vergonha e não aceitação da aparência física, o corpo não tem mais a aparência de vinte anos.
Os homens na esperança de reviver a juventude, reafirmação da potência e da capacidade de conquistar, muitas vezes buscam se envolver com parceiras bem mais jovens. As mulheres quando buscam parceiros mais jovens freqüentemente buscam se sentir atraentes, pois existe a crença de que os mais velhos são menos atraentes.
O curioso é que justamente com a maturidade é que os homens e as mulheres atingem a plenitude sexual. O padrão quantitativo e competitivo dos jovens perde a importância e abrem caminho para o melhor aproveitamento do prazer sem ansiedade, ganhando em qualidade. Para isso se faz necessário quebrar resistências e preconceitos sobre a sexualidade.
Observamos o desenvolvimento do ciclo vital familiar como um processo didático e criativo que nos faz rever, reconhecer erros, refletir sobre o passado e entender o presente. Quando a pessoa tem filhos, compreende melhor sua própria infância e juventude. Quando os filhos casam, os pais fazem uma revisão do seu próprio casamento. Quando chegam os netos, reconsideram o que fizeram como pais.
Dra. Margarete Ap. Volpi
Terapeuta Familiar e Casal
Nenhum comentário:
Postar um comentário