terça-feira, 21 de julho de 2015

Família em Fase adolescente

Família em Fase adolescente


Nesta fase do ciclo de vida familiar, os filhos vivenciam a adolescência enquanto período de transição em direção a fase adulta e os pais passam a rever a sua própria adolescência, a sua satisfação pessoal no casamento e nas carreiras. Neste período ocorrem mudanças nos padrões de relacionamento intergeracionais, renegociação de papéis e regras. Os pais se preocupam com a aparência física, medo do envelhecimento e das perdas.
As mudanças na adolescência têm origem no acelerado crescimento físico e maturação sexual, o jovem está conhecendo o seu corpo e construindo sua identidade. No início da adolescência a sexualidade é auto – erótica, o jovem está descobrindo o seu corpo através de atividades masturbatórias, com o avanço da adolescência as masturbações são acompanhadas de fantasias com um objeto sexual e depois ocorrem as atividades sexuais.
O grupo social tem muita importância e influência, como na maneira de falar, de se comportar e de se vestir. Nesta fase muitos pais ficam preocupados e inseguros em relação a orientação adequada para passar para os filhos. Os pais se preocupam com o início precoce da vida sexual dos filhos, com a gravidez precoce da menina ou com a possibilidade de o menino engravidar uma menina, estupro e abuso sexual.
Quando os pais estão à vontade com a sua própria sexualidade a comunicação flui espontaneamente e abre-se espaço para a reflexão e compreensão. A orientação transmitida para os filhos sobre a sexualidade é feita através de informações e de experiências vividas. E com as fronteiras familiares mais flexíveis estimula os adolescentes a desenvolverem as suas próprias opiniões, aspirações e interesses, sendo mais autônomos e responsáveis pelas suas decisões.
Nesta fase a família adolesce, assim como descreve Cerveny (1997) de “Segunda Adolescência”. Os pais estão na faixa dos 40 anos, conhecida popularmente como “a idade do lobo”, período similar à adolescência porque assim como os jovens o casal estão procurando se adequar a um novo corpo e questionando sobre a sexualidade.
A referência da sexualidade está no padrão quantitativo dos jovens, ou seja, geralmente o casal tem relações sexuais com mais freqüência. A mulher passa a se cuidar mais e o homem preocupa-se com o corpo físico. Neste período o casal pode estar mais próximo, os filhos não requerem tantos cuidados como antes, abre -se um espaço para o diálogo podendo falar mais sobre sexo e intimidade.
Dra. Margarete Ap. Volpi
Terapeuta Familiar e Casal

Nenhum comentário:

Postar um comentário