sábado, 22 de agosto de 2015

Seis erros comuns que podem destruir o começo da relação

Seis erros comuns que podem destruir o começo da relação



Muitas 
mulheres me perguntam porque não conseguem manter um relacionamento por muito tempo. Algumas vezes culpam o outro, mas esquecem de olhar para si mesmas e perceber se não são elas próprias que estão sabotando suas relações. Veja abaixo alguns erros fatais que mulheres cometem em suas relações amorosas e dicas práticas para não cometê-los. 

1. Achar pode mudá-lo 

No seu relacionamento você pode ser capaz de mudar algumas coisas nele, como ser menos bagunceiro ou deixar de colocar a toalha molhada em cima da cama, mas certamente com alguns comportamentos você não terá o mesmo 
sucesso. Traços de personalidade são herança e, se você insistir, se sentirá constantemente ignorada e seu parceiro irritado com suas broncas. 

Percebendo que não conseguirá mudá-lo, especialmente se estava esperançosa em ter um futuro com ele, você terá duas opções inteligentes: aceitá-lo como ele é, pesando que as coisas que lhe incomodam podem ser contornadas, ou 
procurar outra pessoa que seja mais compatível com o que você almeja para um companheiro e parceiro de vida. Existe a terceira hipótese de você insistir em mudá-lo e, mais cedo ou mais tarde, chegar a terrível conclusão que perdeu seu tempo pensando que poderia tirar água de pedra.

Na 
prática: 

Pare e pense que tipo de homem você quer para você. Coloque em um papel 5 qualidades que para você sejam essenciais na pessoa que você procura e 5 coisas que com certeza você não quer em um parceiro. Com este pequeno 
exercício você estará evitando se relacionar com alguém errado dando atenção à detalhes que não são tão importantes e, com o tempo, percebendo que o que faltava nele ou o que ele tinha de sobra eram características que você definitivamente abomina. 

2. A hora da cobrança 

Quando o relacionamento está no começo e os homens ouvem a perguntinha destruidora: "Onde vai dar nosso relacionamento?", eles congelam. O problema é que eles não gostam de ser colocados "na parede" para tomarem uma decisão definitiva sobre algo que eles também não têm certeza. A maioria não consegue lidar com seus próprios sentimentos e administrá-los. Então, ao invés de pressioná-lo, foque nas ações dele em relação à você. Perceba o quanto ele está compromissado com você, como ele lhe trata. Desde as pequenas coisas como atender prontamente os seus telefonemas, ser educado com seus amigos e se preocupar em ouvir sobre seu dia. Homens pouco interessados não investem seu tempo e energia em algo que não queiram levar para frente. Agora, se ele liga na calada da noite, aparece e desaparece no intervalo de tempo para um encontro casual, está sempre ocupado com desculpas que "até parecem verdadeiras"... Se você ainda não entendeu eu explico. Ele está definindo que seu relacionamento não ultrapasse os limites da sala e quarto. Com o passar do tempo quem fará esta definição, se ele não se adiantar, será você. Sem cobranças porque elas são as grandes vilãs dos conflitos com os homens, sempre. 

Na prática: 

Depois de certo tempo de relacionamento, se ainda não houve uma definição sobre o que vocês são um para o outro, converse corretamente. Sem cobrar fale claramente o que esta sentindo, fale com seu coração. Diga a sua verdade e não o que você espera que ele faça. Fale que para você é importante dar um nome para sua relação para que você consiga se sentir segura e que não está aberta para qualquer outra pessoa senão ele. Assim você vai mostrar que respeita seus próprios sentimentos, ensinando a ele fazer isso também. E, caso não compartilhe dos mesmos sentimentos que você, que ele se manifeste. 

3. 
Abrir mão de seus interesses 
Começar um relacionamento significa ter tempo para ele e manter os interesses presentes em sua vida. Viver sua vida em relação ao outro e estar "a postos" para seu chamado não faz ninguém feliz. Se você quer realmente que sua relação funcione, tenha seus próprios interesses, senão você se tornará em pouco tempo a pessoa mais desinteressante possível, tentando ser a continuidade dele e não você mesma. As mulheres geralmente têm a tendência de abrir mão das suas atividades prediletas quando começam a se relacionar, o que não acontece com os homens. Não abra mão das usas paixões, você será respeitada por isso mostrando sua individualidade e segurança. Não se preocupe caso precise viajar a trabalho, os homens admiram e gostam deste tempo. Quando se encontrarem, você verá que a relação estará saudável e vocês dois serão mais interessantes um para o outro. As relações mais equilibradas e duradoras são as que os dois sempre lembram quem são individualmente. 

Na prática: 

Mantenha os encontros com suas amigas e atividades que fazia antes de conhecê-lo. Não deixe de fazer sua ginástica. Tenha sempre em mente algo que você possa fazer para você mesma e que ele não faça parte. Pode parecer estranho no começo, mas os homens respeitam e admiram as mulheres que tem seus compromissos independentes da relação a dois. 


4. Esperança de um futuro melhor 

Muitas mulheres permanecem com o parceiro com a esperança de que, de algum modo, o futuro seja melhor. Mesmo que o presente seja regado de conflitos e argumentações, elas se mantem na esperança da possibilidade de que um dia as coisas se tornem melhores. Logicamente momentos difíceis acontecem e se a base do relacionamento é o amor, vale a pena se esforçar para que o relacionamento melhore. Mas se as discussões acontecem todos os dias e, toda vez que você lembra dele você se entristece, não faz sentido continuarem juntos. Ocasionalmente discussões são necessárias, mas seu relacionamento deve lhe trazer felicidade a maioria do tempo e este é o seu maior termômetro. 

Na prática: 

Perceba o quanto você estão discutindo e o quanto estão se acertando nas discussões. Veja se o seu relacionamento tem como base a confiança e a comunicação saudável entre vocês. Faça esta pratica e se perceber que as discussões superam os momentos felizes, repense seu relacionamento. 

5. O tão conhecido "Não sei" 

A maioria das mulheres não tem a menor noção dos seus sentimentos. Quando se entristecem por algum motivo e o parceiro pergunta o que está acontecendo vem a tão conhecida resposta "não sei". A atitude normal de um homem, que pensa com a logica, é se afastar tranquilamente porque "não sei" significa "não sei", o que gera na mulher uma irritação e até um choro por ela pensar emocionalmente e se sentir desprezada com a incompreensão dele. Esta dinâmica muito comum pode ser evitada a partir do momento em que você aprender a falar claramente o que sente. Aprender a entender seus sentimentos pode parecer fácil, mas é uma pratica que poucas mulheres conseguem fazer, dificultando assim o entendimento dos homens. 

Na prática: 

Pare e pense o que você está sentindo: tristeza, raiva, insegurança? Por quê? Por que você achou que ele estava conversando demais com uma amiga sua? Fale claramente, sem julgar, nem cobrar. "Estou me sentindo insegura porque achei que você estava conversando com a minha amiga por muito tempo. Existe motivo para eu me sentir assim?" Com esta pergunta você delicadamente estará colocando nas mãos dele a definição dos seus sentimentos sem acusá-lo de nada. Acredite, o resultado será muito melhor. 

6. Não saber pedir o que quer 

As mulheres têm o hábito de reclamar ao invés de pedir, o que faz com que tragam o pior sentimento possível do parceiro. Os homens têm claro horror de reclamação. Quando ouvem uma mulher reclamar visivelmente travam e se programam para não ouvir, seja qual for o motivo. Para eles a reclamação está baseada na falta de algo e eles não querem e nem se esforçam para saber o que esta faltando, funcionam muito melhor quando a mulher expressa claramente o que quer ou o que precisa. Um exemplo simples de desentendimento é: Ela quer que ele a convide para jantar, aí ela pergunta: "Você quer sair para jantar?", ele responde: "Não, vamos ficar por aqui mesmo", ela reclama: "Você nunca me leva a lugar algum durante a semana, estou cansada de estar fechada aqui, está uma noite linda lá fora". Pronto, o conflito está formado porque, a partir desta reclamação, ela não conseguirá mais nada dele gentilmente. Pode até conseguir, mas não será como gostaria que fosse, estará quebrado o clima romântico da bela noite. Aprendendo a pedir corretamente, irá facilitar a comunicação e conseguir alcançar cada desejo que tenha. 

Na prática: 

Saiba exatamente o que quer e fale pela abundância e não pela falta. Diga: "Eu adoro estar ao seu lado, está uma noite linda e eu gostaria muito de sair para jantar com você hoje, você me convida?" 

Normalmente, a primeira e mais obvia reação para falar o que quer seria reclamar, mas a mulher sente quando o homem não quer ouvir algo e, quando isto acontecer, pare e pense em uma outra forma de comunicar o que quer, sem cobrança ou reclamação. Os resultados mudarão. 

O segredo é pedir sempre pelo agradecimento ao invés de esperar mais pelo lado do descontentamento. 

*Por Margareth Signorelli, coach de relacionamento.
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-34--54-20121023-201210241-1-414773

Nenhum comentário:

Postar um comentário