sábado, 18 de julho de 2015

Alimentos ajudam ou prejudicam nos sintomas de ansiedade e medo

Alimentos ajudam ou prejudicam nos sintomas de ansiedade e medo


Mente e corpo não andam separados, naturalmente. Mas, muitas vezes é comum esquecermos que prejudicando um a consequência vem em dobro por também afetar o outro.
A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa da Silva, autora de "Mentes Ansiosas" , escreve que muitas pessoas não se dão conta do importante papel que a seleção de alimentos pode desempenhar na intensificação ou na redução de sintomas de ansiedade, pânico e estresse excessivo.
Baseada em pesquisas médicas na área de dieta e nutrição dos últimos 30 anos, a autora montou uma lista com 'alimentos a serem evitados' e 'alimentos que aliviam a ansiedade'.
Confira algumas passagens do texto.
*
Alimentos a serem evitados
Em minha experiência com os pacientes que sofrem de ansiedade, desde moderada até grave, certos alimentos deveriam ser inteiramente eliminados ou, pelo menos, drasticamente reduzidos a pequenas quantidades, usados ocasionalmente, em eventos especiais.
Cafeína (café, chá preto, refrigerante à base de cola etc.)
Açúcar
Álcool
Suplementos alimentares
Laticínios e carnes vermelhas
Alimentos que aliviam a ansiedade
Certos grupos de alimentos são tolerados por quase todas as pessoas, até mesmo por aquelas que são ansiosas ou extremamente preocupadas. Esses alimentos incluem a maioria das verduras, frutas, féculas, alguns cereais, quinoa, amaranto, milho, arroz e nozes. No início do tratamento, eles devem constituir o núcleo de sua alimentação. À medida que você se sentir melhor, podem-se adicionar mais frutas, cerais, óleos, peixes, aves e carnes (com moderação).
Verduras
Frutas
Féculas
Legumes
Cereais integrais
Sementes e nozes
Carnes, aves e peixes

Nenhum comentário:

Postar um comentário